terça-feira, 27 de abril de 2010

O AUMENTO DA JORNADA ESCOLAR FUNDAMENTAL

O aumento da jornada escolar, se faz necessário para aprendizagem do aluno em vários setores de estudo, tais como: disciplinas normais, laboratório de informática, noções de agricultura, reciclagem, meio ambiente, noções de higiene, alimentação, educação artística ampliada (oficinas), etiqueta (comportamento), esportes etc.
Para tanto, é de responsabilidade total da escola, fazer com que o aluno se interesse pela longa jornada e não veja isso como um fardo diário.
Cabe aos profissionais de ensino, não só se adequarem, como também se reciclarem, se atualizando no que diz respeito ao ensino moderno. Tendo a facilidade no uso de ferramentas de multimídia e outros acessórios. Visto que, para ensinar, é preciso, antes, aprender.
a ampliação das funções da escola fundamental, pode, sim, desenvolver ótimos cidadãos, tornando-se pessoas democráticas e emancipadas.
A escola dundamental precisaria reformular-se em profundidade, mas estaria mantida a possibilidade de permanecer cumprindo o papel de centro público (e universal) de formação de novas gerações. Isso implicaria em mudanças em sua rigidez institucional, em sua maneira de lidar com o conhecimento e de receber cada aluno.
A escola, por sua natureza de instituição formativa, por sua relativa independência do processo produtivo e por seus objetivos e processos de médio e longo prazo, pode constituir uma instituição que promova, mais e mais, a experiência da unidade transitória, da busca da competência comunicativa em direção ao entendimento.
Se a ampliação das funções da escola fundamental propicia a explicitação do caráter político da experiência pedagógica, isso se deve à intensificação das relações pessoais, comunitárias e educacionais que ela proporciona e que é a base para a ligação da escola e do currículo com o mundo de fato e, portanto, com a dimensão política. No entanto, de que maneira essa explicitação do político pode se dar na relação pedagógica sem descaracterizá-la, destituindo-a de seu papel educativo?
A origem da escola está no fato de que seres novos chegam a este mundo sob a condição específica e diferenciada da infância. A diferença entre adultos e crianças é, pois, um inamovível da estrutura escolar. adultos cuidam, protegem, orientam crianças e adolescentes e responsabilizam-se por eles, ou seja, exercem a diferença de sua condição que é a de estarem integralmente postos e expostos no mundo, ao passo que as crianças precisam ser relativamente preservadas até que possam enfrentá-lo.
" O mundo tem jeito, se jeito tiver a visão da educação em seu todo ".

2 comentários:

  1. Seria a Escola da Ponte uma saída para a educação do país? Talvez, com a motivação, sem tanta castração, poderíamos conquistar alunos bem mais comprometidos em aprender, gostando do que faz, do que ir para a escola porque é obrigado. Pensemos no que queremos para esses alunos que serão, no futuro, os profissionais da nação.

    ResponderExcluir
  2. Lusiete, consegui localizar seu blog. Ele já está lá no meu blog. Sua reflexão sobre a ampliação da jornada escolar (tempo na escola) e sobre a ampliação das funções da escola está bem interessante. Você focaliza os aspectos do texto. Poderia ter indicado que texto foi lido e contextualizar a atividade. Além disso, cabe uma pequena revisão gramatical (pontuação, estrutura dos períodos, etc.)

    Parabéns por ter dado este passo na elaboração do seu Blog!!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir

Introduzir só Multimídia para o aluno não é tudo, ele quer e precisa aprender sobre o mundo, sobre a vida, a descobrir seus verdadeiros sentimento e seus valores.
Nem sempre a criança consegue isso através da família. Não digo que isso seria papel da escola, mas se os dois setores (escola-família) andassem de mãos dadas, o aluno, o filho, enfim, seria bem melhor construir um cidadão de orgulhar qualquer sociedade.