O aumento da jornada escolar, se faz necessário para aprendizagem do aluno em vários setores de estudo, tais como: disciplinas normais, laboratório de informática, noções de agricultura, reciclagem, meio ambiente, noções de higiene, alimentação, educação artística ampliada (oficinas), etiqueta (comportamento), esportes etc.
Para tanto, é de responsabilidade total da escola, fazer com que o aluno se interesse pela longa jornada e não veja isso como um fardo diário.
Cabe aos profissionais de ensino, não só se adequarem, como também se reciclarem, se atualizando no que diz respeito ao ensino moderno. Tendo a facilidade no uso de ferramentas de multimídia e outros acessórios. Visto que, para ensinar, é preciso, antes, aprender.
a ampliação das funções da escola fundamental, pode, sim, desenvolver ótimos cidadãos, tornando-se pessoas democráticas e emancipadas.
A escola dundamental precisaria reformular-se em profundidade, mas estaria mantida a possibilidade de permanecer cumprindo o papel de centro público (e universal) de formação de novas gerações. Isso implicaria em mudanças em sua rigidez institucional, em sua maneira de lidar com o conhecimento e de receber cada aluno.
A escola, por sua natureza de instituição formativa, por sua relativa independência do processo produtivo e por seus objetivos e processos de médio e longo prazo, pode constituir uma instituição que promova, mais e mais, a experiência da unidade transitória, da busca da competência comunicativa em direção ao entendimento.
Se a ampliação das funções da escola fundamental propicia a explicitação do caráter político da experiência pedagógica, isso se deve à intensificação das relações pessoais, comunitárias e educacionais que ela proporciona e que é a base para a ligação da escola e do currículo com o mundo de fato e, portanto, com a dimensão política. No entanto, de que maneira essa explicitação do político pode se dar na relação pedagógica sem descaracterizá-la, destituindo-a de seu papel educativo?
A origem da escola está no fato de que seres novos chegam a este mundo sob a condição específica e diferenciada da infância. A diferença entre adultos e crianças é, pois, um inamovível da estrutura escolar. adultos cuidam, protegem, orientam crianças e adolescentes e responsabilizam-se por eles, ou seja, exercem a diferença de sua condição que é a de estarem integralmente postos e expostos no mundo, ao passo que as crianças precisam ser relativamente preservadas até que possam enfrentá-lo.
" O mundo tem jeito, se jeito tiver a visão da educação em seu todo ".
Seria a Escola da Ponte uma saída para a educação do país? Talvez, com a motivação, sem tanta castração, poderíamos conquistar alunos bem mais comprometidos em aprender, gostando do que faz, do que ir para a escola porque é obrigado. Pensemos no que queremos para esses alunos que serão, no futuro, os profissionais da nação.
ResponderExcluirLusiete, consegui localizar seu blog. Ele já está lá no meu blog. Sua reflexão sobre a ampliação da jornada escolar (tempo na escola) e sobre a ampliação das funções da escola está bem interessante. Você focaliza os aspectos do texto. Poderia ter indicado que texto foi lido e contextualizar a atividade. Além disso, cabe uma pequena revisão gramatical (pontuação, estrutura dos períodos, etc.)
ResponderExcluirParabéns por ter dado este passo na elaboração do seu Blog!!
Abs
Ivan